"Cumprindo o desejo do coração do Pai."

 

 

         Em 3 de fevereiro de 2000, o Ministério Palavra Viva era oficialmente estabelecido na cidade de Vassouras-Rj. Este Ministério se iniciou na casa do Apóstolo Vitor Rocha, na época pastor, que se reunia junto com sua familia e mais cinco pessoas através de células (células são reuniões semanais realizadas em varios lares, visando cultuar a Deus de uma forma mais a vontade, discipulando, ensinando as sagradas escrituras e principalmente recebendo pessoas que ainda não ouviram o evangelho de Cristo). 

     

     Depois de muito relutar, Ap.Vitor Rocha acabou cedendo ao chamado de Deus e fundou o Ministério com a ajuda de um velho amigo, conhecido ainda nos tempos em que jogava futebol no São Paulo F.C., Apóstolo Valdomiro Souto Ferreira, fundador do Seminário Biblico Missionário (SEBIMI). O mesmo que foi usado em profecia (quando ainda morava em São Paulo), dizendo que Vitor deveria fazer o caminho inverso de Abraão,  (Gn 12:1-4),  a palavra foi:

"Volta para tua terra, para tua parentela e para casa de teu pai e dirija-te a terra que te indicarei! Eis que farei de ti um grande povo, Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; Serás tu uma benção!"

      A relutância quanto ao chamado era porque Vitor jamais quis ser pastor Evangélico. A vida inteira havia sido atleta e achava que não reunia condições para algum dia ser um ministro do Evangelho de Cristo.

- " Meu Desejo sempre foi ser um cristão autêntico no sentido de viver a prática das Boas Novas do Senhor, sendo dizimista fiel, frequentador assíduo das reuniões e, na medida do possível, ajudar no crescimento da obra missionária... Ser presidente de um Ministério... Nem passava pela minha cabeça." - Diz Ap.Vitor.                        Mas depois de tantas palavras proféticas e evidências ministeriais, como por exemplo as reuniões semanais que não paravam de crescer em números de pessoas interessadas no ensino das Escrituras, jovens drogados sendo libertos, famílias sendo restauradas, o AP e sua esposa pastora Simone se renderam, abraçando o chamado.

Com o tempo as reuniões não cabiam mais na varanda, e era necessário arrumar outro lugar. A padaria do Brito foi o lugar encontrado. A princípio só foi alugada uma das metades e com mais seis meses de culto já era necessário alugar a outra metade. Mesmo assim, com mais alguns meses, já estava novamente difícil reunir a congreção naquele lugar. Foi quando o Pastor Marcos da Presbiteriana mandou que um de seus membros fosse procurar o Ap.Vitor para alugaar a própria instalação de sua igreja, alegando que ficav apavorado em ver tanta gente na rua na hora das reuniões do MPV, correndo o risco de um acidente.

Com a mudança para um templo bem estruturado e com a capacidade três vezes maior do que a padaria do Brito, não demorou muito tempo para que o AP. se visse obrigado a fazer dois cultos por domingo:                                       - " Era engraçado demais... Quando acabava o culto das 17hs, o pessoal não queria ir embora para suas casas. Eu tinha que pedir por favor para aqueles que ja tinham assistido o primeiro culto, dessem lugar ao pessoal que tinha vindo para o culto das 19hs, conta Ap.Vitor".

Mesmo fazendo dois cultos por domingo o ministério não parava de crescer, e foram obrigados a alugar a quadra poliesportiva do bairro Mancusi para os cultos dominicais. 

Mais uma vez o MPV se viu com dificuldades com o espaço físico de suas reuniões. Foi quando encontraram um depósito de bebidas no centro da cidade onde hoje é o atual endereço das reuniões semanais do Ministério; (quartas e domingos a partir das 19h30).

   O MPV não cresceu só em número de membros, mas também em sua proposta à expansão do Reino de Deus na cidade de Vassouras.

   Hoje o ministério não se resume às reuniões semanais e celulares, é composto também de vários departamentos que visam atender as necessidades de seus membros e da sociedade  Vassourense, são eles:

Ministério Infantil, com os líderes Dudu e Gigi; Ministério de Socorro, através de uma equipe fantástica comandada pelo Diácono Nicinho; Ministério de Intercessão, com os líderes Alex e Duda; Escola de servos, ministrada pelos mestres: Marcelo, Lucélia, Luzinha, Alessandra e Filipe Novaes; Mulheres MPV, com as pastoras  Simone e Sandra; Nos Passos do Espírito (teatro), Ev.Robson; Família MPV, Ap.Vitor e Prª.Simone; Atos Jovem com Pr.Filipe Novaes, Pr.João Leocádio, Pra.Alessandra Ambrósio, Márcia, Luzinha; e o Ministério de louvor.

   Isso sem falar do projeto de resgatar jovens das ruas através do Jiu Jitsu. Mestre Neury Gomes é quem encabeça este magnífico trabalho, onde a prefeitura de nossa cidade tem dado o total apoio. O trabalho que começou em 2010, logo após a conquista do campeonato mundial pelo apóstolo Vitor Rocha, já conta com varias academias espalhadas pelo Brasil. 

Com tantos departamentos, depois de 9 anos no mesmo endereço, o MPV enfrenta novas dificuldades com espaço físico. No atual endereço cabem 740 cadeiras e todos os cultos são cheios. Além do desconforto de não poder realizar eventos de grande porte, tem o problema que enfrentamos também com estacionamento. Em dias de culto o bairro fica praticamente intransitável:

“- Estamos orando incessantemente para conseguirmos nosso próprio terreno para a edificação do templo próprio, salas para os cultos das crianças, SEBIMI (Seminário Bíblico Missionário), escola de servos, entre outros. Creio que uma hora dessas vamos encontrar o lugar certo pelo preço que podemos pagar”, diz o apóstolo cheio de esperança¨.

O MPV também é um militante ferrenho pela unidade de pastores e igrejas da cidade.

Temos um mandamento que devemos lutar para cumpri-lo. Está no Evangelho de João capítulo 17:23 que diz:

“Eu neles e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu me enviaste e os amaste, como também amaste a Mim”

 

 Firmados neste propósito, o Ministério Palavra Viva junto com as igrejas de nossa cidade, vem realizando anualmente eventos, visando o fortalecimento da unidade e expansão do Reino de Deus.

Eventos como: Marcha para Jesus, celebração do dia da Bíblia, oração pelos vereadores todas as segundas- feiras na câmara da cidade, Adoração no aniversário da mesma, entre outros.

"Já se passaram 19 anos, mas a impressão que temos é que pouco foi alcançado e que meu chamado ministerial está apenas no começo.

Falta ainda o nosso templo, uma vez que, o que estamos nos reunindo é alugado, falta cumprir o último pilar do MPV, que é missões, a realização dos cultos infantis, trabalho com a rádio... Ainda temos que conquistar muitas promessas feitas por esse Deus tão maravilhoso que até agora tem cumprido em nossas vidas.

O lema que carregamos é: “Cumprindo o desejo do coração do pai”. Se o senhor Jesus voltar antes dessas obras serem realizadas queremos ser encontrados por Ele trabalhando com todo afinco, caso Ele demore um pouco mais, queremos manter o foco naquilo que Ele nos confiou. Sabendo que fazer a sua vontade é uma aventura de fé maravilhosa.

 

Deus abençoe sua Vida!"

  

Ap.Vitor Rocha